Encontre todas as nossas Últimas Notícias, Atualizações, Dicas e Eventos

5 Dicas para começar a vender no mercado livre

5 Dicas para começar a vender no mercado livre

Muitas pessoas possuem vontade de vender no Mercado Livre, mas não sabem por onde começar. Algumas dúvidas como “o que vender”, “como vender?” ou “como ter visibilidade?”, acabam fazendo com que elas desistam. Neste artigo iremos dar 5 dicas para quem quer começar a vender no Mercado Livre.

  1. Entenda a sua estrutura

No Mercado Livre, qualquer pessoa consegue começar a vender apenas com o CPF, um celular e computador. Você não precisa de um CNPJ e nem ser uma empresa. Logo, não desista de primeira por não ter recursos tão grandes! Com paciência e dedicação, você cresce no marketplace.

  1. Análise de produto

Não sabe o que vender? Comece vendendo aquele objeto/eletrônico/produto que está parado em casa sem nenhuma utilidade de uso para você.

Além disso, o principal ponto antes de decidir um produto é realizar pesquisa. Pesquise o que está em alta, quais os interesses das pessoas, entenda quais as suas metas, prioridades e preferências. Depois de decidir o produto, estude o que você vai vender, as palavras-chaves e a concorrência.

  1. Termos e condições

O Mercado Livre como qualquer plataforma possui sua política de termos e condições. É de extrema importância que leia todas as regras para não ter a sua conta desativada/suspensa e evitar problemas.

  1. Invista nos seus anúncios

Lembre-se sempre que produto é o seu protagonista.

  • Invista em boas fotos, com boa qualidade e iluminação.

  • Procure um título profissional e atrativo, com boas palavras-chave.

  • Ofereça uma ficha técnica e descrição completas.

  1. Organize sua logística

Primeiramente, lembre-se que o frete fica por conta do vendedor e o Mercado Livre desconta o valor automaticamente para liberar a etiqueta de postagem.

Antes, o Mercado Livre apenas intermediava a compra e venda dentro da plataforma. Mas com os problemas de envios e atrasos que estavam ocorrendo, como solução eles possibilitaram que a distribuição pode ser feita pelo marketplace.

O responsável por este envio é o Mercado Envios. Dependendo da região, existem pontos de coleta exclusivos do Mercado Envios, ou a modalidade “Mercado Coletas”, no qual um caminhão busca os pedidos.

Além disso, existe a possibilidade da entrega rápida. O Envio Rápido possui algumas regras, como por exemplo:

  • Encomenda postada em menos de 24h.

  • Não ultrapassar o percentual máximo de reclamações de pedidos.

  • Não cancelar muitas vendas.

Logo, é recomendado estudar a logística do marketplace e saber como funciona, para evitar problemas com a distribuição e consequentemente, reclamações, o que pode afetar na sua reputação como vendedor.

E aí, gostou das dicas? O Mercado Livre é uma ótima plataforma pra quem deseja começar a vender. Não perca mais o seu tempo e coloque seus planos em ação!