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Como analisar e lidar com a concorrência no Mercado Livre

Como analisar e lidar com a concorrência no Mercado Livre

Todo tipo de negócio, seja físico ou digital e em qualquer modalidade ou categoria, possui concorrência. Logo, para vender é preciso se destacar. E como fazer isso dentre tantas variações e disputas de marca, produtos, preços e marketing? É necessário obter uma boa estratégia comercial e saber gerenciar o seu negócio.

Como vencer a concorrência?

1) Invista na sua marca

Se destacar dentre as concorrências não se trata apenas de observar os preços e manter sempre o menor preço, pois assim você acaba entrando em uma disputa de menor valor e deixando de se preocupar com seus gastos e lucros. É preciso olhar além da precificação e pensar na loja como um todo.

Lembre-se que credibilidade é um fator extremamente importante para os usuários do marketplace. Muitas vezes, a pessoa prefere comprar naquela loja que passa confiança, tem boas avaliações e comentários positivos, com um preço justo, do que naquela que vende por “preço de banana” mas não passas segurança e profissionalismo nenhum.

Do que adianta o seu preço ser o menor do mercado mas seu atendimento é ruim, suas entregas não são de qualidade e os feedbacks negativos? Nada!

Ou seja, é preciso ter um equilíbrio e saber balancear estratégia comercial com valores justos.

2) Analise seus concorrentes

Pense no que os seus concorrentes estão fazendo para crescer e conquistar os clientes, que você não faz? quanto eles estão investindo na visibilidade, no marketing, nos anúncios e na qualidade da marca?

Esteja sempre de olho nos movimentos dos seus concorrentes. Entenda suas estratégias, o que eles fazem com os preços, se estão se adaptando a sua estratégia e precificações.

Se um concorrente estiver sempre mantendo valores menores do que os seus (média do mercado) então ele provavelmente:

  • Conseguiu um fornecedor onde o custo do produto é menor, tendo vantagem e margem de lucro.

  • Está colocando todo o seu lucro em jogo e apenas investindo em conquistar espaço no mercado, o que a médio/longo prazo pode se tornar uma decisão fatal.

3) Aplique estratégias

Você pode pensar em estratégias de frete, oferecer descontos ou cupons promocionais, por exemplo. Ou até mesmo abaixar o preço apenas dos produtos mais concorridos e manter dos outros com maior margem de lucro.

O mais importante é sempre se preocupar com o seu orçamento e evitar prejuízos em um todo. Mesmo que você perca de um lado, ganhe de outro e assim comece a crescer.

  • Entenda o publico alvo

O que você pode começar a vender e inovar, para conquistar mais clientes para a sua loja? Pesquise e entenda o seu público-alvo.

4) Invista em um gerenciador de vendas

Na ferramenta de gestão de vendas MeliControl, por exemplo, você consegue analisar a competição do Mercado Livre de forma prática e ampla. O MeliControl possibilita:

  • Que você faça comparações;

  • Entenda se os seus resultados estão abaixo ou acima da média;

  • Aprenda boas práticas de mercado;

  • Analisar as informações de seus concorrentes de inúmeras formas diferentes.

  • Monitorar preços, anúncios, vendas, visitas e novas publicações dos concorrentes que você desejar.

  • Visualizar o número de vendas de X concorrente por X período e as avaliações feitas pelos.

Extremamente útil e um grande diferencial né? Ficou interessado? Saiba mais e faça o teste grátis de 30 dias! Comece a vender como um profissional e se destacar cada vez mais no mercado com o MeliControl.