Encontre todas as nossas Últimas Notícias, Atualizações, Dicas e Eventos

Como precificar seu produto no Mercado Livre

Como precificar seu produto no Mercado Livre

Uma das maiores dúvidas do vendedor online é qual valor colocar no produto anunciado. E para definir essa precificação, é preciso analisar diversos fatores. Neste artigo iremos te ajudar com algumas dicas!

Por que é importante procurar o preço ideal ao produto?

Realizar a pesquisa de preço e definir um valor justo e estratégico é essencial para que você consiga se destacar entre os concorrentes e venda mais, sem prejuízos!

1) Preço de venda líquido do produto

Para começar, reveja todos os custos fixos e variáveis de toda a sua empresa. Pense qual será o gasto para a aquisição de seus produtos ou produção de suas mercadorias (incluindo matéria-prima, transporte, energia e todos os outros tipos de gastos).

Toda essa soma será o preço de venda líquido do produto, ou seja, o valor que leva para produzi-lo, sem nenhum tipo de tributação

2) Valor bruto do produto

Ao preço líquido de vendas, adicione os impostos que incidem sobre seu negócio, comissões de vendas e custos do marketplace. Assim, será definido o preço de tabela, ou seja, o valor bruto de seu produto. Feito isso, é hora de analisar o mercado para não sair por baixo!

3) Compare preços

Pesquise o produto no marketplace e compare o seu preço com o preço dos seus concorrentes. Avalie o preço mais alto e o mais baixo, a qualidade de atendimento das lojas e quais valem a pena ficar de olho.

E essa é a hora de reavaliar sua precificação, pois você pode identificar melhorias para não ficar em desvantagem e formar estratégias para ganhar o cliente ou para gastar menos no valor líquido do produto. E lembre-se, seja rigoroso com valores! Cada centavo, somados de mês a mês ou ano a ano, podem se tornar um valor considerável.

4) Além dos valores

Há coisas importantes a serem avaliadas, como por exemplo:

  • Como está a sua reputação

  • A qualidade do seu atendimento

  • Qualidade de entrega do produto

  • Experiência do cliente

  • Quantidade de vendas

Afinal, sua marca é exclusiva? Ela se destaca entre as outras? Perceba se as pessoas fazem questão de comprar exatamente na sua loja e pagar mais por isso. Estratégias de marketing podem ajudar e abrir muitas oportunidades.

5) Análise contínua de vendas

Você deve avaliar suas vendas conforme os meses, analisar os lucros, as despesas, os resultados e o comportamento dos seus clientes. Dessa forma, você consegue ir fazendo projeções a cada mês, considerando também o momento do ano, como por exemplo: eventos, tendências, entre outros.

Estudar o mercado é fundamental para conduzir o seu negócio. Diversos fatores como taxas de juros, inflação ou coisas do gênero acabam impactando diretamente em seus lucros. Estando informado, você pode pensar em estratégias para não sair no prejuízo e satisfazer tanto o seu lado, quanto o lado do cliente.

E aí, gostou das dicas? Se profissionalize ainda mais com o MeliControl! Com nossa ferramenta você tem total visão e controle das suas vendas, estoques, clientes e muito mais. Faça agora nosso teste de 30 dias GRÁTIS.