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Como funciona o algoritmo do Mercado Livre?

Como funciona o algoritmo do Mercado Livre?

Assim como o Google e as redes sociais, o algoritmo do Mercado Livre se trata de um conjunto de regras que determinam quais produtos devem ter mais visibilidade e aparecer nas primeiras páginas para os usuários.

Se você quer estar em primeiro lugar nas pesquisas e vender mais no Mercado Livre, é importante estudar quais os critérios de ranqueamento, conhecer a plataforma e suas regras.

Você precisa entender que existem regras onde se sua loja se encaixa, automaticamente ela possui mais visibilidade.

Quais são esses critérios e como usar ao favor da sua loja?

Todos os fatores da sua loja no geral são levados em consideração. Desde a elaboração dos seus anúncios, do atendimento ao cliente, até a entrega do produto. Os principais critérios para levar em consideração são:

  1. S.E.O

Quando você vai trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) no seu anúncio você deve usar vários pontos. O primeiro dele é o Título. Você precisa descobrir o que as pessoas estão pesquisando e como estão pesquisando. Nomear as suas imagens é extremamente importante. Colocar as palavras na descrição também vai fazer uma grande diferença.

  1. Conversão do seu anúncio

A conversão é um indicador que mostra quantas pessoas estão comprando no seu anúncio comparado ao número de pessoas que estão acessando. Essa balança acaba sendo muito importante pra entender como estão os acessos a sua loja. Dessa forma, é preciso estar sempre atento a esses números e tentar cada vez mais otimizar essa conversão.

Como converter mais?

Invista no seu anúncio e tenha boas estratégias, como por exemplo:

Invista em imagens de qualidade

Invista em imagens de qualidade e com boa iluminação. Priorize também as imagens com fundo branco (principalmente para a capa) pois elas demonstram ser mais profissional e passam mais satisfação. Não exagere na quantidade de imagens.

Aproveite a descrição

Coloque todas as palavras-chaves essenciais na sua descrição e especifique todo o produto para quem for pesquisar encontrar de primeira. Além disso, você pode aproveitar para exaltar sua loja, seus diferenciais, passar confiança ao falar um pouco mais sobre ela (sem abusar no tamanho).

Saiba precificar

Tenha em mente estratégias e ofertas que possam fazer o cliente escolher comprar com você. Pesquise o produto no mercado, entenda o valor dos seus concorrentes.

  1. Perguntas e Respostas

É muito interessante disponibilizar respostas prontas para as perguntas mais frequentes que fazem em seus anúncios, pois dessa forma, o cliente não precisa aguardar você responder e acabar desistindo e comprando em outro lugar nesse meio termo. (Tente responder sempre o quanto antes!)

Outro ponto importante é sempre responder os clientes. É a única oportunidade de conversar com o seu cliente, seja profissional e tente conquista-lo na sua respostas. Além disso, essas respostas podem converter até mesmo outros clientes que visualizam o seu anúncio posteriormente.

  1. Mantenha uma boa reputação

Quando você possui uma boa reputação, significa que a sua loja é referência, confiável e seus produtos são de boa qualidade. Consequentemente, o Mercado Livre começa a te dar prioridade de visibilidade. Já que, obviamente, ele quer os melhores vendedores na sua plataforma.

Se você não tiver o termômetro no verde, você não se manterá bem ranqueado. Quanto maior for o seu nível, maior a posição dos seus anúncios. Tome cuidado com os indicadores da sua conta, não envie produtos atrasados e ofereça um bom atendimento.

Seguindo essas dicas com certeza você irá otimizar seu anúncio e subir no ranqueamento! Quer se tornar ainda mais profissional? Conheça o MeliControl!