Encontre todas as nossas Últimas Notícias, Atualizações, Dicas e Eventos

Vendas Online: Dicas para embalar seus produtos

Vendas Online: Dicas para embalar seus produtos

Desde a saída de uma compra até o destino, o produto pode passar por diversos processos que podem acabar danificando-o. Logo, o processo de preparo e embalagem do pacote é extremamente importante e exige muita atenção do vendedor.

O que fazer na hora de embalar seus produtos?

Separe os materiais

Separe os materiais que não podem faltar (Ex: caixa, fita, tesoura, plástico bolha/papel/sacos de ar/etiqueta de frágil se necessário), entre outros que forem precisos. Certifique-se de que não falta nada para não ter problemas e evite sempre improvisar, correndo riscos de danificar o produto e causar descontentamento do cliente.

Utilize as embalagens corretas
  • Não utilize embalagens que não sejam do tamanho do produto, isso pode contribuir para danificá-lo.

  • Objetos redondos ou cilíndricos devem estar em embalagens quadradas ou retangulares. Caso contrário, provavelmente a sua encomenda precisará de um tratamento a mais durante o processo dos Correios, correndo o risco de haver uma cobrança adicional ou, até mesmo podem ser recusados pela transportadora.

  • Separe o pedido em caixas, se preciso, mas não ultrapasse os 70cm, pois correm o mesmo risco que os objetos redondos ou cilíndricos.

  • Faça uma boa embalagem e após finalizá-la, não coloque-a dentro de sacolas plásticas, por exemplo. Isso acaba sendo extremamente ruim para a estética da sua entrega, seja profissional.

Cuidado com objetos pontiagudos

Tenha muito cuidado com objetos pontiagudos ou cortantes, pois eles podem danificar a embalagem. Lembre-se sempre de embalar esse tipo de objeto com plástico bolha, principalmente nessas regiões que apresentam bico fino ou fio de corte.

Cuidado com objetos frágeis

No caso do seu produto ser algum eletrônico, vidro, cerâmica ou qualquer objeto fácil de ser danificado, não se esqueça de envolvê-lo com plástico filme/plástico bolha e preencher a caixa com papel/isopor/sacos de ar para acompanhar o produto e “amortecer” caso haja algum impacto. Proteja bem o produto e lembre-se, neste caso sempre cole uma etiqueta na caixa sinalizando ser um produto frágil.

No caso de o seu produto conter algo que possa "vazar" por exemplo, certifique-se de que ele está bem fechado/lacrado e o envolva no plástico com fita adesiva para selar.

Se atente aos detalhes

Se atende aos mínimos detalhes para evitar problemas e proporcionar uma boa experiência ao cliente. Por exemplo:

  • Não passe a fita de qualquer jeito, feche a caixa/sacola no lugar correto, selando a abertura. Isso irá evitar que seu produto saia da embalagem no meio do transporte e contará para a estética.

  • Certifique-se que a impressão da etiqueta está com qualidade, no centro da caixa e se não há falhas no código de barras.

  • Cuide da estética e qualidade das suas embalagens, pois elas podem atrair e conquistar clientes.

3 dicas para se destacar entre a concorrência:

  1. Se possível faça um cartão da sua loja, adesivos personalizados, algo do tipo. Isso será um diferencial para deixar sua marca registrada, é extremamente importante que a sua loja tenha uma identidade visual.

  2. Surpreenda o cliente com um brinde, mesmo que simples, isso com certeza irá cativar o consumidor.

  3. Capriche nos detalhes, embale seus pedidos com calma. Organize bem o(s) produtos no interior da embalagem, se atente ao acabamento interno.

  4. Não embale cada produto de um jeito, tenha um padrão da sua marca e proporcione a mesma experiência para cada comprador, para cada compra.

Em suma, além da embalagem ser extremamente importante para não correr riscos de danificar o produto no trajeto, esse processo é importante para demonstrar profissionalismo, oferecer uma boa experiência de compra e conquistar o cliente. Já citamos aqui no nosso blog e sempre lembraremos que é extremamente importante se colocar no lugar do consumidor. Qual a experiência você quer ter quando realiza uma compra online? pense nisso!

Quer saber mais dicas para otimizar suas vendas? Acompanhe o nosso blog! E se você quer otimizar ainda mais suas vendas e seu e-commerce, conheça o MeliControl! A ferramenta que vai turbinar suas vendas e te ajudar a se tornar um vendedor muito mais profissional! Faça o teste grátis de 30 dias clicando aqui.