Encontre todas as nossas Últimas Notícias, Atualizações, Dicas e Eventos

Por que vender no Mercado Livre em 2020?

Por que vender no Mercado Livre em 2020?

Se você já tem uma loja física ou tem vontade de abrir um negócio online, mas nunca vendeu algo pela internet, o Mercado Livre é perfeito para você começar. São quase 45 milhões de usuários compradores e mais de 1 milhão de produtos vendidos por dia na plataforma, o que a torna o maior e-commerce da América Latina.  

Ok, entendemos que são números impressionantes, mas quais são os motivos concretos para se vender no Mercado Livre hoje? É isso que vamos te contar aqui!

Para começar, a primeiro e mais importante vantagem é a gratuidade. Do cadastro de uma conta às movimentações financeiras: todo o processo de venda não exige nenhum tipo de custo fixo, investimento mensal ou aquisição de contas premium que oferecem mais vantagens para quem paga mais. Os únicos gastos que todos os vendedores têm são as taxas por cada venda realizada - (que variam de acordo com o tipo do anúncio) e as taxas de recebimento do valor dessas vendas efetuadas (que atualmente não passam de 4,99%). 

Se você é do time dos que já têm uma loja física, sabe muito bem como são altos os custos de aluguel, energia, salários de funcionários, fora toda a burocracia para abrir a empresa e manter tudo isso em dia. Dá bastante trabalho e em muitos casos, ter um negócio nesse modelo acaba não compensando.

Lojista de calçados

Este ponto já nos leva ao próximo, que é a simplicidade e a facilidade que o site oferece em todas as etapas, tanto para quem compra quanto para quem vende. Em poucos minutos você pode criar uma conta, criar um anúncio e já disponibilizar o seu produto para todo o país, cuidando das vendas a partir de qualquer lugar – basta ter acesso à internet.  

Além disso, a estrutura de operação não exige que você crie uma loja virtual complexa, com vitrines e botões que precisam ser programados em código por um técnico. Tudo já está pronto e é igual para todos os vendedores. O foco da plataforma é o anúncio e o produto.

Isso é muito interessante, pois o site consegue garantir que não exista abertura para vendedores que podem investir mais, apareçam mais e vendam mais. O máximo que você pode fazer nesse sentido, é criar uma loja mais personalizada, com inserção de logo, capa e algumas alterações de cores. E mesmo isso não necessariamente oferece uma grande vantagem sobre os seus concorrentes. 

Especialistas têm reforçado muito a relevância do comércio online, que vem ficando cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e que agora durante a pandemia do novo coronavírus, se mostrou necessário e se provou tão relevante quanto o comércio físico. Espaços como o Mercado Livre, que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, já reafirmam o fato de que atualmente não é necessário ter uma loja física para ter um negócio de sucesso.

Um último motivo que precisa ser destacado é a segurança garantida ao vendedor. Quando uma venda é realizada e o valor pago, a plataforma notifica o vendedor para que o produto seja enviado apenas após essa confirmação. Além disso, somente ele pode fazer as movimentações financeiras. Também vale ressaltar que o acesso ao crédito resultante das suas vendas poderá ser transferido para sua conta bancária sem nenhum custo. 

Ainda sobre segurança, o site oferece o sistema Mercado Envios, que garante que todos os pacotes enviados sejam protegidos e, em caso de acontecer algo durante a entrega, tanto o vendedor quanto seu comprador podem contar com o respaldo da plataforma. 

Esses são apenas os principais motivos que selecionamos para te convencer a começar a vender no Mercado Livre e aproveitar todas as vantagens que ele oferece hoje. Não fique para trás de seus concorrentes!