Por que evitar o controle manual do Estoque?

 In Blog

Ter um bom controle de estoque é uma tarefa essencial para garantir a boa experiência de compra para o cliente e maior lucratividade para o vendedor. As possibilidades de erros na gestão de mercadorias são inúmeras e podem causar prejuízos sérios, como desperdício ou vendas equivocadas de itens que já não estão mais disponíveis. E essas possibilidades aumentam quando o processo é feito manualmente. 

Tratando-se de ecommerce, é preciso ter ainda mais eficácia nessa área, e hoje em dia é altamente recomendável que lojas online tenham o máximo de automação possível na gestão de mercadorias. E claro, isso inclui você que é vendedor no Mercado Livre. A plataforma não oferece funcionalidades nativas que atendam essa demanda, mas existem softwares que irão te ajudar com isso, como o MeliControl. 

Neste artigo vamos apresentar alguns motivos para te convencer deixar o controle manual de estoque de vez e otimizar os processos do seu negócio migrando para a automatização. Siga a leitura para saber quais são!

Por incrível que pareça, um dos maiores problemas no varejo são as chamadas rupturas de estoque, quando o cliente entra na loja procurando um produto nas prateleiras e não o encontra. Isso faz com que o cliente vá na concorrência, e você sai perdendo a venda daquele item também diminuem as chances de retorno do cliente. 

Pensando no ecommerce, a lógica é a mesma. Ter um bom inventário evita situações como vendas equivocadas de mercadorias que estão fora de estoque, mas seus anúncios ainda estão ativos. Se você acabar fazendo uma venda desse produto, podem ocorrer diversas complicações para conseguir atender o pedido, como a falta do produto no seu fornecedor. 

Ao fazer o inventário e automatizá-lo em uma ferramenta, este passo não precisará ser feito regularmente como ocorre no controle manual, pois a precisão é garantida. Você pode optar por fazer uma conferência manual mesmo assim, mas com certeza o sistema de automatização já irá fazer esse trabalho diariamente e você não vai precisar se preocupar.

Outro ótimo motivo é a centralização de informações: um sistema automatizado permite que todos os dados estejam reunidos em um mesmo ambiente, que pode ser acessado por diversos colaboradores. 

E com o acesso facilitado à informação e rapidez na visualização de dados, as tarefas diárias podem ser realizadas de forma mais rápida, o que otimiza o tempo produtivo no trabalho. Se muitas dessas tarefas passam a ser automatizadas, isso libera os colaboradores para se dedicarem a outras atividades. Considerando um vendedor médio que opera no Mercado Livre, geralmente há uma equipe reduzida e multifuncional, o que faz com que essa vantagem seja especialmente interessante para esse caso. 

Além desses pontos, contar com a gestão automatizada do estoque  acesso a visualização de relatórios de algumas das principais informações do negócio. Se você tem o controle exato de todos os itens, sabendo quais têm mais e menos saída, e diversas outras métricas, a análise de indicadores de desempenho e i te ajudamuito nas tomadas de decisão. 

Deixar o controle manual para trás ou mesmo já começar o seu negócio com um controle automatizado é uma tarefa mais fácil do que parece. E agora que você sabe os principais motivos para automatizar o estoque do seu negóciote convidamos a entrar em contato conosco para conhecer as soluções do MeliControl ou mesmo já fazer o seu cadastro e usar gratuitamente por 30 dias. Nossa ferramenta oferece dezenas de funcionalidades que irão turbinar a sua gestão de vendas no Mercado Livre! 

Recent Posts