Encontre todas as nossas Últimas Notícias, Atualizações, Dicas e Eventos

Passo a passo: como anunciar um produto no Mercado Livre

Passo a passo: como anunciar um produto no Mercado Livre

Para quem quer começar no mundo do e-commerce, seja como Pessoa Física ou Jurídica, com certeza uma das melhores e mais completas opções de plataformas para vender é o Mercado Livre. O ML é o maior marketplace da América Latina, com mais de 20 anos de existência e que oferece toda a estrutura necessária para os vendedores.

Hoje, qualquer pessoa pode vender quase qualquer coisa pelo Mercado Livre. Ele é a porta de entrada para muitos empreendedores que são novos no meio de vendas online, principalmente em negócios de pequeno e médio porte.

E para fazer seu primeiro anúncio no site, é muito mais fácil do que parece e você não precisa ter experiência. Para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos um guia passo a passo, é só seguir as instruções abaixo:

1. ENTRE NA SUA CONTA

Após criar sua conta, faça o login e clique na opção Vender que está no menu superior.

Página inicial do Mercado Livre

2. DEFINA O QUE VAI ANUNCIAR

Você pode selecionar uma opção entre Produtos, Veículos, Imóveis e Serviços.

Tela de categorias de produtos no Mercado Livre.

3. CRIE UM TÍTULO

Neste guia, vamos demonstrar um anúncio de Produto. Para escrever o título, a estrutura recomendada é: produto + marca + modelo + alguns atributos que ajudem a identificar o produto. Quanto mais preciso, mais fácil será para seus compradores saberem que você oferece o que eles estão buscando. Também é importante lembrar que o seu título deve incluir palavras-chave que sejam usadas em buscas dentro da plataforma.

4. SELECIONE A CATEGORIA DO PRODUTO

Geralmente o próprio site seleciona uma categoria de forma automática, mas se o produto não for reconhecido, você precisará fazer a seleção manualmente. Sempre verifique se a categoria está correta.

5. ESCOLHA ONDE VAI ANUNCIAR

Dependendo do produto que você quer vender, poderá fazer isso pelo catálogo, para aumentar seu posicionamento, ou pela lista geral. As duas maneiras estão certas, mas a recomendação é sempre anunciar no catálogo caso a opção esteja disponível para o produto.

Tela de catálogo de produto no Mercado Livre.

6. PREENCHA AS INFORMAÇÕES DO SEU PRODUTO

Quanto mais detalhes e informações tiver o seu anúncio, mais oportunidades você terá de finalizar uma venda. Você deve tentar preencher os campos solicitados pelo site ao máximo possível, pois essas informações servem tanto para apresentar melhor o produto ao comprador, quanto para localizá-lo nas buscas que ele fizer. Esses campos são:

  • Fotos do produto: As fotos e vídeos são a sua vitrine, é muito importante mostrar bem o produto em diferentes posições e em imagens de boa qualidade.

  • Estoque disponível: Informe a quantidade real de unidades que você tem disponível para vender. Se não preencher este campo, seus anúncios ficarão mais abaixo nos resultados de busca.

  • Código universal do produto: Este número geralmente é o encontrado no código de barras do produto. Ele é importante para que o site identifique o seu produto.

  • Variações: Um produto pode variar por cor, tamanho, material etc. Se você tiver variações, informe-as para unificar a oferta no mesmo anúncio.

7. PREENCHA A FICHA TÉCNICA

Aqui você pode adicionar mais características específicas do produto, que variam de acordo com a categoria e subcategoria informada anteriormente.

8. INFORME AS CONDIÇÕES DE VENDA

Chegou a hora de colocar o preço do seu produto e definir o tipo de exposição do anúncio. Para isso, as opções são as seguintes:

  • Anúncio Grátis

  • Anúncio Clássico (com exposição alta)

  • Anúncio Premium (com exposição máxima e parcelamento para os clientes)

Você pode selecionar a primeira opção e anunciar seus produtos no Mercado Livre de forma totalmente gratuita. Porém, se deseja que o seu produto venda de forma mais rápida, você pode pagar uma porcentagem da sua venda para o Mercado Livre, o que fará o seu anúncio chegar em mais compradores. Para isso, selecione o Clássico ou o Premium, conferindo o valor final já disponibilizado na tela.

Tela de seleção de tipo de exposição do anúncio.

10. CONFIRME A FORMA DE ENVIO

Aqui o Mercado Livre informa sobre a forma de envio do produto e você poderá escolher se quiser adicionar a opção de retirada pessoalmente. Você pode fazer o frete pelo próprio sistema do site, o Mercado Envios, ou optar por uma forma de envio própria.

11. ADICIONE MAIS INFORMAÇÕES

Neste último passo, alguns campos ainda precisam ser preenchidos, como a informação sobre oferecer garantia do produto e nota fiscal. Além disso, também é neste momento que você pode adicionar uma descrição em texto livre, colocando mais informações que não foram solicitadas anteriormente. Como é a sua primeira vez, uma dica é olhar anúncios concorrentes de sucesso, vendo com atenção a forma como são feitas as suas descrições.

12. ANUNCIE

Por fim, clique no botão Anunciar e pronto! Caso você queira revisar as informações, basta selecionar Revisar anúncio. E após a sua primeira venda, confirme se ela foi realizada com sucesso.

Agora você já é um vendedor! Esperamos que este guia tenha te ajudado e desejamos ótimas vendas.