Encontre todas as nossas Últimas Notícias, Atualizações, Dicas e Eventos

Como evitar o cancelamento de vendas no Mercado Livre

Como evitar o cancelamento de vendas no Mercado Livre

Um cancelamento pode partir do vendedor ou do comprador por diferentes motivos e independente de qual seja, é sempre bom estar atento para evitar que isso volte a acontecer.

Quanto menos cancelamentos, melhor para a sua reputação.

Quais vendas canceladas não prejudicam a minha reputação e quais prejudicam?

A sua reputação não é prejudicada quando um produto não chega por culpa de terceiros, como por exemplo:

  • Problemas com o Correio/transportadora.

  • Qualquer erro interno do Mercado Livre.

  • Problemas que o vendedor não tenha culpa ou interferência no geral.

Já as que prejudicam, são:

  • Cancelamentos feitos intencionalmente pelo vendedor, por algum motivo/erro dele.

Dicas para evitar cancelamentos de vendas

Sabemos que a reputação não é o único problema, pois nenhum vendedor gosta de perder uma venda, não é mesmo? Pensando nisso separamos algumas dicas para se atentar:

Otimize seus anúncios e cumpra com o prometido

Garanta fotos de qualidade que mostrem o produto real e não deixe nenhuma dúvida ao consumidor que pode levá-lo a se arrepender da compra. Se atente aos detalhes, iluminação da foto, se a cor do produto sofreu alguma alteração e coisas do tipo.

Além disso, um anúncio bem escrito e com todas as informações necessárias também podem evitar cancelamentos. Trabalhe na descrição e na ficha técnica do seu anúncio e seja sincero ao apresentar todas as características do seu produto.

Quer saber mais sobre como otimizar seus anúncios? Leia o nosso artigo com 10 Dicas para criar um anúncio de qualidade clicando aqui.

Garanta que o produto que você está enviando ao comprador é o mesmo que foi anunciado. Isso com certeza trará muito mais credibilidade a sua loja.

Lembre-se de que as devoluções de produtos não são consideradas vendas canceladas.

Não anuncie se não tiver estoque

Já falamos aqui no nosso blog que anunciar sem estoque é péssimo para o vendedor. Imagina cancelar uma venda por esse descuido? Esteja sempre atento a isso!

Confira se seus anúncios estão corretos, se você ainda possui aquele produto, se possível informe qual o estoque do produto no próprio anúncio.

Mantenha os preços atualizados

Conheça o seu produto. É extremamente importante que o vendedor esteja sempre atualizando seus anúncios, comparando e pesquisando se as informações e preços estão em dia

O vendedor ter que cancelar uma venda por conta de preços desatualizados é péssimo para a sua reputação. Além de que você perde o cliente e credibilidade.

Organize os seus métodos de envios

É extremamente importante destacar em quais regiões você entrega ou se serão entregues pelo Mercado Envios para evitar confusões e complicações futuras que tenham que levar a cancelar a venda.

Como os cancelamentos afetam a reputação como vendedor?

A sua reputação é afetada se o cancelamento foi feito por você, vendedor. Além disso, os cancelamentos afetam a sua reputação se eles fizerem parte de mais de 2,5% das suas vendas.

Lembre-se que de acordo com as políticas do Mercado Livre com muitos cancelamentos a sua conta corre o risco de ser suspensa.

Em suma, para a sua reputação, credibilidade da sua loja e principalmente, para evitar a perda da venda/cliente, é extremamente importante que dê atenção a tudo o que foi citado neste artigo.

E se você quer otimizar ainda mais suas vendas e seu e-commerce, conheça o MeliControl! A ferramenta que vai turbinar suas vendas e te ajudar a se tornar um vendedor muito mais profissional! Faça o teste grátis de 30 dias clicando aqui.