Encontre todas as nossas Últimas Notícias, Atualizações, Dicas e Eventos

Código universal de produto: O que é e por que usar no Mercado Livre?

Código universal de produto: O que é e por que usar no Mercado Livre?

O código universal é um número único e exclusivo que vem na embalagem de um produto para sua identificação. Seu intuito, além de contribuir para o controle de estoque, organização dos produtos e logística do e-commerce, é facilitar o preenchimento de informações e especificações, não deixando faltar nada.

Por que o código universal do produto é importante?

Ele é essencial para que seus anúncios apresentem informações completas, pois com essa numeração é possível identificar exatamente o que você está vendendo e apresentar especificações do produto sem que o vendedor precise completá-las.

Além disso esse código é exigido no Mercado Livre, sendo fundamental para que seus produtos tenham destaque e mais visibilidade em relação aos concorrentes que não adicionaram o código. Logo, se você deixar de adicioná-lo, dificilmente seu anúncio será encontrado na primeira página de buscas.

Quais as vantagens de adicionar o código universal aos seus anúncios do Mercado Livre?

  • Otimização dos seus anúncios: Melhoram a qualidade dos seus anúncios, já que oferecem especificações do seu produto e informações completas.

  • Possibilidade de rastreio: É possível rastrear o estoque de cada produto no mundo todo, de forma muito mais precisa.

  • Impulsiona suas vendas: Com o código, o seu posicionamento nos mecanismos de busca melhora consideravelmente em relação a outros anúncios que não possuem o código, o que consequentemente acaba trazendo mais visibilidade e atraindo mais vendas.

  • Ajuda a calcular melhor os custos de envio: Permite que o Mercado Livre calcule custos de envio mais precisos pois possuem todas as informações necessárias e específicas de cada produto.

  • Agilidade para criar anúncios: Preencher a ficha técnica e administrar o anúncio do produto se torna muito mais fácil com o código, pois você não precisará atualizá-lo o tempo todo. Ou seja, é muito mais eficiente e acaba sendo muito mais produtivo quando não se precisa fazer de forma manual.

  • Evita problemas na entrega: Por possuir fácil rastreio, qualquer problema na entrega pode ser facilmente resolvido já que é possível rastrear o produto desde até mesmo a sua produção.

Como encontrar o código universal do meu produto?

  • Ele é um número que possui entre 8 e 14 dígitos e se encontra perto do código de barras, na caixa do produto ou etiqueta.

  • Pode ser de diferentes tipos, como o EAN, ISBN, PART NUMBER ou o GTIN, depende daquilo que está sendo vendido.

  • Caso você tenha dúvidas ou não saiba o seu código, você deve entrar em contato com o distribuidor do produto ou fabricante para verificar.

O que fazer se o seu produto não tiver código?

Nem todos os produtos possuem obrigatoriamente um código universal. Existem diversos tipos de produto, como por exemplo: artesanais, autopeças, entre outros. Caso o seu produto se encaixe em algum desses e não possua código universal, basta indicar que não se aplica no momento de completar a ficha técnica e seu ranqueamento em pesquisas não será afetado.

E se meu produto faz parte de um kit?

Se o seu anúncio possui mais de um produto, complete com o código do produto principal. Entretanto, se você oferece o mesmo produto, mas com variações de cor, material ou outra diferença, é recomendado que crie anúncios variados.

Em suma, é extremamente importante para o vendedor obter essa informação de seus produtos. Lembre-se sempre de procurar e adicionar o código universal de produto nos seus anúncios! Dessa forma, você melhora a qualidade e o posicionamento dos seus anúncios e garante diversas vantagens como vendedor!

E se você quer otimizar ainda mais suas vendas e seu e-commerce, conheça o MeliControl! A ferramenta que vai turbinar suas vendas e te ajudar a se tornar um vendedor muito mais profissional! Faça o teste grátis de 30 dias clicando aqui.