Currently set to Index
Currently set to Follow

Aprenda a converter perguntas em vendas no Mercado Livre

 In Blog

Se você já vende no e-commerce, sabe que a dinâmica de perguntas enviadas por possíveis compradores é parte essencial do seu processo de venda. Afinal, ninguém finaliza uma venda se tiver dúvidas. E quando um vendedor não tira essas dúvidas da maneira correta, aumentam as chances de o comprador ir buscar o mesmo produto em seus concorrentes.

As perguntas feitas nos seus anúncios são ótimas oportunidades para estabelecer um vínculo com seus consumidores. Dando as repostas certas, você pode incentivar a compra e aumentar a conversão, não só daquele comprador, mas também de outros que irão verificar as perguntas já feitas anteriormente.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas valiosas para te ajudar a converter perguntas em vendas no Mercado Livre.

  • Responda rápido

Essa primeira dica parece óbvia, mas precisamos mesmo ressaltar que agilidade e rapidez farão a diferença neste momento da decisão de compra. Você precisa aproveitar o impulso do comprador e manter seu interesse. O próprio Mercado Livre já oferece um guia que relaciona o tempo de resposta com o potencial de conclusão de venda, dá uma olhada:

Faixa 1 → de 0 a 2 min: o comprador está pensando no seu anúncio e há uma conexão muito profunda.

Faixa 2 → de 2 a 5 min: o comprador pode estar vendo um anúncio de outro vendedor e está pensando em alternativas de compra.

Faixa 3 → de 5 a 10 min: o comprador já se dispersou do processo de busca.

Fora das faixas → mais de 10 min: o comprador se desconectou.

Diminuir o tempo de resposta e mantê-lo como um hábito fará com que sempre fique na faixa 1, aumentando as chances de fazer o usuário finalizar a venda. Você consegue fazer este processo de forma manual, mas pode demorar um pouco para que consiga sustentar uma dinâmica de respostas na Faixa 1.

  • Identifique o estágio de compra do cliente

É essencial identificar o estágio de compra onde o usuário está. Você precisa entender se ele ainda está decidindo o tipo de produto que deseja comprar ou se está comparando sua oferta com a de outro vendedor, por exemplo. Se conseguir identificar esses pontos, suas respostas serão mais precisas e transmitirão confiança.

Você pode identificar o estágio de compra pelo tipo de pergunta:

Perguntas técnicas: são as relacionadas ao produto, que o usuário ainda está analisando. Ex.: medidas e funcionalidades.

Perguntas operacionais: aqui o usuário está escolhendo o seu produto ou comparando com o de outros vendedores. Ex.: frete ou meio de pagamento.

  • Identifique as perguntas mais frequentes

Analisando as perguntas que são feitas diariamente, é possível identificar as que mais se repetem. Com isso, você pode acrescentar essas dúvidas na descrição do anúncio como “perguntas frequentes” junto com as suas respostas.

Além disso, é recomendável que você crie um tipo de banco de respostas, onde ficam concentradas as respostas para essas perguntas frequentes e assim você só precisa copiar e colar, adaptando quando for necessário. O objetivo aqui é economizar tempo.

  • Amplie sua força de venda

Se você começou a vender no Mercado Livre há pouco tempo, é provável que ainda não tenha funcionários ou que tenha poucos. Mas conforme o crescimento do seu negócio, considere ter uma equipe de Vendas ou pelo menos algumas pessoas que se dediquem somente ao atendimento ao comprador, respondendo perguntas e mensagens pré-venda e pós-venda. Isso fará com que o seu negócio se profissionalize ainda mais e garanta o melhor e mais rápido atendimento possível.

  • Não tenha medo da automatização

Além de investir em recursos humanos, se destacar em marketplaces como o Mercado Livre fica muito mais fácil quando você utiliza uma boa ferramenta de otimização e gestão de contas, anúncios e vendas. Essas ferramentas também oferecem funcionalidades excelentes para automatização de respostas e mensagens, diminuindo o seu trabalho manual e aumentando os seus resultados.

O MeliControl é uma das melhores opções para quem busca esse serviço. Em nossa ferramenta você terá acesso a uma central de perguntas e mensagens de todas as suas contas, pode criar respostas pré-cadastradas e muito mais!

Nosso objetivo é impulsionar suas vendas e proporcionar um espaço de trabalho inteligente. Quer conferir? Clique aqui e faça um teste grátis de 30 dias sem compromisso nem cartão de crédito, nós garantimos que você vai se surpreender.

E agora é com você! Siga as dicas que apresentamos e use as suas perguntas a seu favor.

Recent Posts