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3 coisas que definem a sua reputação no Mercado Livre

3 coisas que definem a sua reputação no Mercado Livre

Se você quer vender no Mercado Livre, já deve saber que um dos principais fatores que beneficiam o lojista na plataforma é o termômetro de reputação.

Do vermelho ao verde, a sua posição na barrinha colorida pode ser determinante na hora de fechar uma venda. Uma das grandes diferenças entre a loja física e o e-commerce é justamente a impossibilidade de o cliente ter contato direto com o vendedor e com o produto antes de comprar. Essa característica faz com que a sua barra de reputação seja uma das maiores responsáveis por transmitir confiança ao comprador, aumentando as chances de finalização da compra.

Mas quais fatores o Mercado Livre considera para determinar a sua reputação? É isso que vamos responder aqui hoje!

De acordo com o site, o cálculo é feito baseado na experiência que você oferece aos seus compradores. Se você já fez 60 vendas, então o cálculo é feito diariamente considerado o total de suas vendas concretizadas nos últimos 60 dias. Se você vendeu menos que isso, então considera-se o total de vendas dos últimos 365 dias. E então são consideradas 3 variáveis:

  • Vendas com reclamações do comprador 

Já falamos aqui em outros artigos sobre a importância do pós-venda. Este primeiro fator tem tudo a ver com isso!

Para manter sua reputação no verde, o total de reclamações feitas por seus clientes não pode ultrapassar 3% mediadas pelo site. E quem é Mercado Líder tem uma exigência ainda maior para manter a posição: é preciso ter menos de 1% de reclamações.

Você precisa agir com o máximo de profissionalismo do começo ao fim do processo de venda. Envie mensagens ao cliente com informações sobre o status do envio, esteja disponível e faça um atendimento humanizado. O segredo é não dar chance para que o cliente faça uma reclamação, então garanta a melhor experiência de venda possível.

E claro, se por algum motivo a reclamação ocorreu, mantenha a calma, responda rapidamente e se couber, ofereça algum brinde ou cupom para compensar a situação. Se isso se repetir com frequência, também vale ressaltar que você realmente pode não estar entregando uma boa experiência e precisa rever seu processo de venda. E tudo bem, o importante é identificar o problema e trabalhar para melhorar!

Considerando esse fator, lembramos que com o MeliControl é possível automatizar todas as suas ações no Mercado Livre, inclusive o atendimento pós-venda. Nossa ferramenta é completa para te ajudar a ser Mercado Líder trabalhando menos.

  • Tempo para postar os produtos nos Correios ou entregar à transportadora

De acordo com as recomendações do site, os pedidos devem estar nos Correios ou com a transportadora em até 24 horas após o pagamento. Para manter a sua reputação no verde, a sua loja precisa ter menos de 15% de envios com atraso, também considerando no cálculo o tempo médio de entrega dos concorrentes na sua categoria.

Ter um bom controle de estoque é essencial para este ponto, pois assim você garante agilidade na expedição do produto. Para isso, é altamente recomendável que lojas online tenham o máximo de automação possível na gestão de mercadorias. Aliada a funcionalidades como impressão de etiquetas em massa, essa automação pode ser determinante para que a sua reputação se mantenha no verde.

O MeliControl permite que essas ações sejam feitas, centralizando o seu controle para garantir maior agilidade no envio de produtos.

  • Vendas canceladas pelo vendedor

O terceiro fator é o total de vendas canceladas pelo vendedor. Para o site, a venda é considerada cancelada quando o comprador recebe seu dinheiro de volta antes de o produto ter sido enviado. Isso ocorre quando você clica em CANCELAR VENDA ou em DEVOLVER DINHEIRO no Mercado Pago par ao caso de reclamações abertas.

O termômetro fica no verde se o número de cancelamentos for inferior a 3% ou 2%, se for um Mercado Líder.

Para evitar problemas, seja claro sobre o produto que está sendo vendido. É muito importante preencher a descrição e ficha técnica corretamente, com o máximo de informações possíveis para que não haja uma compra indevida e uma necessidade inesperada de cancelamento da sua parte.

 

E aí, agora entendeu o que você precisa fazer para ter uma ótima reputação e se tornar um Mercado Líder? Pode parecer difícil, mas com a nossa ajuda, com certeza essa posição será alcançada!

Com uma plataforma como o MeliControl possível gerenciar e copiar anúncios, realizar a gestão de vendas e estoque, automatizar o pós-venda e muito mais. Nossa missão é tornar a sua rotina de vendedor muito mais produtiva. Clique aqui e faça o teste grátis por 30 dias.